4 Passos Simples Para Criar Um Funil De Vendas

Você sabe como criar um funil de vendas inteligente e utiliza-lo para alavancar o seu negócio?. Continue lendo esse post e descubra o que é e como funciona um funil de venda.

Funil de vendas é o termo do Marketing (também é chamado de funil de marketing). Trata-se de um paradigma estratégico que teoriza uma ação de compra.

Resumidamente, ele simula todo o processo desde que o cliente se depara com um produto até o momento em que ele o compra.

A ideia é que esse processo passa por afunilamento. De início é abrangente, mas depois vai se estreitando à medida que os consumidores são apresentados as ofertas de produtos.

Elmo Lewis criou o modelo AIDA, que visa compreender melhor o processo de tomada de decisão que ocorre em uma compra.

Esse modelo era ensinado para as equipes de vendas e posteriormente acabou sendo assimilada a ideia de funil de vendas, ou; funil de compras e marketing.

Ele é baseado em 4 passos simples e será mostrado pra você de maneira clara e didática, te ensinando a criar um excelente funil de vendas.

como-criar-um-funil-de-vendas 4 Passos Simples Para Criar Um Funil De Vendas

Como Criar Um Funil de Vendas Eficiente

  • Chame a atenção  – Esse é o momento em que seu produto ou serviço chega até as pessoas, ou seja, a ocasião onde o consumidor sabe que sua marca ou o seu negócio existe.

Para ter sucesso nessa fase é importante que você conheça exatamente qual é o seu público-alvo para não desperdiçar dinheiro com propaganda e publicidade.

Isso ajudará a potencializar os seus resultados financeiros. Escolha a melhor forma para divulgação do seu produto ou serviço.

De preferência, vá até onde seu público-alvo esteja. Ele possui o hábito de ler revistas ou jornais? Faça propaganda impressa.

Ele é caminhoneiro ou trabalha com transportes?. Se sim, propaganda em rádios é uma alternativa. Ele é alguém com acesso frequente à internet? Então anuncie na web!

  • Desperte o interesse – O consumidor analisa as características do seu produto, faz uma avaliação (mesmo que inconsciente) das vantagens e desvantagens, e a partir disso, expressa interesse.

Para tal, seu produto ou serviço precisa ser mostrado de forma transparente e atrativa. A mensagem tem que ser interessante, misteriosa, criativa.

Mais do que a atenção, agora você precisa fazê-lo gostar do que está vendo, no caso, o seu produto ou serviço.

  • Instigue o desejo – Agora mais que interessado, o cliente sente o desejo de adquirir o produto ou serviço em questão.

 

Para conquistar o desejo é preciso quebrar as barreiras ou resistências de seu possível cliente. O que o seu produto possui de único e exclusivo?.

Ou se for um produto comum, como uma roupa ou agasalho, o que ele possui de diferente?.

Qual é a sua oferta de valor? Quais são os valores intangíveis que o usuário terá ao usar a sua marca?

Imagine por exemplo uma cueca comum vendida por R$ 10 reais e uma Cueca da Calvin Klein vendida por R$ 75 reais.

Pense nos atributos que a CK trazem que uma cueca comum não trás, e vai desde o tecido até a confiança que alguém sente ao vestir uma cueca da Calvin Klein.

  • Faça a chamada para ação – É o momento mais importante, no qual os três primeiros estágios aconteceram com sucesso, fazendo-o efetuar a compra. 

Parabéns, você conseguiu criar um funil de vendas e o seu lead adquiriu seu produto ou serviço!

Como Foram Desenvolvidas Essas Etapas Do Funil De Vendas

Essas são as quatro etapas desenvolvidas por Elmo Lewis e colocadas em um passo-a-passo para criar um funil de vendas. Todavia, não acaba por aí.

O modelo AIDA de funil de vendas caiu na graça das grandes corporações e sofreu acréscimos no decorrer dos anos. A fase final é o pós-compra.

Satisfação

Não basta que o cliente compre, é preciso que ele esteja satisfeito com o que foi comprado. E é exatamente essa a última fase.

Por quê? Ora, se satisfeito, as chances do cliente comprar novamente seu produto ou serviço, além de recomendá-lo para outras são muito grandes!

Para satisfazer o cliente é preciso entregar no mínimo tudo o que foi prometido. E no caso de algum problema, é essencial que se resolva o mais rápido possível, de maneira que não estresse o consumidor.

Lidando Com a Diferença

Saber lidar com adversidades também é algo que pode enobrecer a sua marca. Imprevistos acontecem, mas se possível, sempre entregue algo de qualidade para não ter que lidar com surpresas depois.

O funil de vendas é uma técnica amplamente utilizada até os dias de hoje. Profissionais de marketing digital utilizam-se dele o tempo todo, principalmente captando leitores e criando listas de e-mail através de uma “isca digital”.

Faça bom uso das dicas e boas vendas! 

Você vai gostar de lê: 6 Dicas De E-mail Marketing Para Alavancar O Seu Negócio

Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: